- Área: 696 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Azulemex, Juan Ibarra Ángeles, Walfred Martinez Torres
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício de apartamentos localizado na Colonia Condesa, área conhecida por sua vida social, comercial, cultural e noturna. O edifício encontra-se na mesma calçada que hoje ocupa o Fundo de Cultura, antigo cinema Bella Época, um marco na região e um edifício dos anos 40 do qual sobressai uma torre de 20 metros de altura.
Iniciamos a análise deste projeto levando em conta algumas particularidades próprias do edifício que encontra-se situado na esquina conformada por duas vias de diferentes sinergias e leituras, tanto para visitantes, quanto para os habitantes. Benjamin Hill, avenida de importante circulação de automóveis, pedestres e bicicletas que é, por sua vez, acesso e saída da colônia; adicionalmente, parece um mercado sobre rodas. Em contraste, a rua Reynosa é utilizada apenas por aqueles que moram nela, trata-se de uma rua muito pequena.
Por conta disso, resolvemos optar por duas fachadas: uma parcialmente isolada por uma persiana de madeira até a Benjamin Hill e outra aberta de grandes varandas e uma grande cancela deslizante de vidro para a rua Reynosa. Tomamos a vida social e o movimento urbano do local como elementos que influenciam diretamente na integração do projeto com seu contexto.
Adotamos o que acontece na rua como um referencial para o desenho, uma caixa de tiras de madeira onde se transportam as verduras, conhecida no México como "huacal". Este elemento faz referência à contenção e isolamento e, ao mesmo tempo, à abertura e ao movimento próprio do mercado sobre rodas.
Como parte do programa arquitetônico, tínhamos que cumprir com uma parcela de área livre, propusemos dois cubos com funções claras, resolvemos um pátio pelo qual proporcionamos ventilação, localizamos os acessos de serviço mediante uma circulação vertical e outro ao qual abrimos a visão à torre do Fondo de Cultura; e que, adicionalmente, gera uma ventilação cruzada no departamento e nos permite ter espaços iluminados em todas as orientações. Por outro lado, criamos varandas privadas até o interior de tal cubo de luz.
Todo o projeto está "suspenso" sobre um embasamento, onde se encontra o estacionamento; na esquina, cria-se um pequeno espaço público no qual dispusemos cubos como bancos com um muro de cerâmica vermelha, o qual se ilumina de noite criando uma atmosfera muito aconchegante.
É interessante notar a integração do pedestre com este espaço e com o contexto geral da área que é de grande movimento. O projeto responde ao constante movimento da área comercial, de entretenimento e cultural da Colonia Condesa.